Vacina do Tétano está esgotada, mas há stock para emergências

As vacinas do tétano estão esgotadas em muitos centros de saúde do país devido a um problema de abastecimento do laboratório responsável, mas o Ministério da Saúde garante que existem vacinas para as situações de emergência.

De acordo com o ministério da Saúde, há cerca de um mês que se têm registado a nivel nacional "algumas dificuldades no circuito de abastecimento da vacina do tétano".

O gabinete de imprensa garante que a situação "está a ser acompanhada pelas entidades competentes" e que a normalidade do abastecimento deverá ser "reposta em breve".

Os utentes que nos últimos dias se dirigiram aos centros de saúde para fazer um reforço e não a tinham disponível não correm quaisquer riscos, já que "a imunidade conferida pela vacina é de grande duração".

Como tal, "não ter feito esse reforço imediatamente não coloca riscos para a saúde individual, ou para a saúde pública", garantem responsáveis do gabinete da ministra.

"Para as situações de emergência, desencadeadas, por exemplo, por ferimentos, a vacina do tétano está disponível", garante o ministério.

Para voltar a tomar a vacina, o ministério aconselha os utentes a ligarem primeiro para os seus centros de saúde para saber quando é que a situação fica normalizada.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG