Uma portuguesa entre os 40 eurodeputados que contam para o site Politico

Maria João Rodrigues é apresentada como a "grande vencedora", entrando diretamente para o oitavo lugar

O site Politico criou uma lista dos eurodeputados que importam e no ranking figura uma portuguesa, a socialista Maria João Rodrigues. A antiga ministra do Emprego de António Guterres ocupa a oitava posição e é apresentada como a potencial força motriz da União Europeia na área das políticas sociais.

A lista foi apresentada pela primeira vez no ano passado e na primeira edição não havia nenhum português - os autores fazem questão de salientar que "o poder, como a vida, raramente é justo" e que por isso não há quotas para géneros, idades ou nacionalidades. Este ano, no entanto, há mais mulheres, 21, e o número de alemães desceu para 11.

Maria João Rodrigues é apresentada como a "grande vencedora", entrando diretamente para o oitavo lugar, devido ao que os autores da lista consideram um maior foco europeu na área das políticas sociais, que domina e onde é uma voz respeitada, tal como as questões da zona euro.

O líder do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), o alemão Manfred Weber, lidera a lista porque, segundo o site, mantém o parlamento europeu a funcionar, ajudando a ultrapassar a tendência do presidente do parlamento, Antonio Tajani, para prestar mais atenção à política interna italiana e também o facto de um quinto dos eurodeputados lutarem para fechar toda a instituição.

Exclusivos

Premium

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.