Um milhão de euros para empresas de jovens e séniores

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) lançou projeto UAW - United at Work que quer criar empresas formadas por jovens com menos de 35 anos e séniores dos 55 aos 64 anos. À margem da apresentação da iniciativa, a diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da SCML, Maria do Carmo Pinto, apelou aos jovens licenciados com dificuldade em entrar no mercado de trabalho que "antes de emigrar pensem em criar empresas e utilizem o capital social dos nossos séniores".

Hoje foi lançada a fase de debate do projeto UAW, que culmina em fevereiro com uma conferência internacional em Lisboa. A iniciativa financiada em 850 mil euros pela Comissão Europeia e 212 mil de financiamento nacional, passa depois dessa data a fase da apresentação de candidaturas.

Os projetos para criar empresas nas áreas da Saúde e Ação Social ou Cultura e Património podem ser apresentadas por conjuntos de jovens e séniores ou por jovens e séniores isoladamente. A Santa Casa encarrega-se depois de juntar os pares que, pelo seu perfil, mais se adequarem.

O provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, disse no final da apresentação esperar numa primeira fase que se criem 600 ou 700 empregos com o UAW, na primeira fase do que termina em 2015. "São sobretudo micro-empresas e o importante é que tenham viabilidade", referiu Santa Lopes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG