Tromba de água esta tarde na Ericeira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que se verificou um fenómeno extremo, ao largo da Ericeira, que originou a formação de uma tromba de água.
O alerta foi dado por um vídeo colocado no YouTube cerca das 18.00, onde era possível ver um grande cone de água no mar, na zona da Ericeira. O vídeo terá sido feito cerca de uma hora antes.
Relacionados
"Em meia hora houve três vezes sol e três vezes chuva. Criou-se uma espécie de cortina e formaram-se três cones. O segundo foi o que permaneceu", descreve Isabel Cunha. Estava no seu posto de trabalho, na receção do Parque de Campismo de Milregos, na Ericeira, com vista para o oceano.
O fenómeno terá começado cerca das 16.54: foi a essa hora que tirou a primeira de várias fotografias. Lembra-se que a ondulação estava agitada. Mas não houve pânico porque a tromba de água estava longe, sobre o mar, relata ao DN.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Ao DN, Cristina Simões, do IPMA, adianta que "pelas imagens recebidas, parece realmente um tornado que, por ocorrer no mar, se chama de tromba de água".
A meteorologista salienta que embora não seja possível determinar a ocorrência deste tipo de fenómenos mais extremos, "havia condições para que tal se verificasse".
"Estamos a atravessar um pós-frontal muito instável, que pode levar à ocorrência de fenómenos mais adversos", frisa. Segundo Cristina Simões, "atualmente as condições são de aguaceiros, por vezes fortes, com trovoadas associadas".
A meteorologista salienta que as imagens vão agora ser analisadas pelos peritos, "para depois o fenómeno ser devidamente classificado". Quanto à velocidade dos ventos, "não será fácil estimar porque cone de vento não passou numa estação meteorológica".
De qualquer forma, o IPMA deverá emitir novas informações sobre este fenómeno nos próximos dias
VEJA AQUI O VÍDEO DO YOUTUBE