Torres de refrigeração da ADP na origem do surto de legionela
Todas as torres de refrigeração de empresas da área tinham sido encerradas no fim de semana de 8 e 9 de novembro.
A fonte do surto de Doença dos Legionários que afetou a região de Vila Franca de Xira foi encontrada: o diretor-geral da saúde revelou hoje que as bactérias encontradas nos doentes são semelhantes às detetadas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal (ADP). O surto fez mortos e afetou 336 pessoas.
Relacionados
A revelação foi feita por Francisco George durante um encontro da equipa criada para lidar com a infeção por legionela. O presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), também presente no encontro com os jornalistas, reiterou que "existe semelhança entre a legionela encontrada numa das torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal" e a detetada nos doentes.
Contactada pela Lusa, a empresa Adubos de Portugal escusou-se a comentar o assunto. À Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já tinham chegado pelo menos dois pedidos de aconselhamento jurídico para processar os responsáveis pelo surto.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Todas as torres de refrigeração das empresas da área tinham sido encerradas, por precaução, no fim de semana de 8 e 9 de novembro, quando se registaram as primeiras mortes.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, tinha admitido logo no dia 11 que a empresa Adubos de Portugal estava a ser alvo de uma investigação mais profunda, quanto à origem do surto de legionela, sem descartar outras hipóteses.