Toronto e mais três destinos para a TAP no Dia de Portugal

Companhia aérea assinala data com rotas para a maior cidade do Canadá, para Estugarda e para Gran Canaria e Alicante

"Hoje a TAP celebra o Dia de Portugal em grande", afirmou Fernando Pinto. Junto à porta de embarque 42, o presidente executivo da companhia aérea garantiu que " está é uma homenagem aos portugueses que vivem fora e quando veem a TAP se sentem em casa".

O voo TP 259 parte de Lisboa às 18:45. O destino, Toronto, no Canadá, é um dos quatro que a TAP inaugura hoje, Dia de Portugal. À maior cidade canadiana, cinco vezes por semana, juntam-se rotas para Estugarda, na Alemanha, e para Espanha, com destino a Gran Canaria e Alicante.

Na porta 42, a do voo para Toronto, a animação revela que algo especial se passa. Malabarismos, fotografias com os animadores de fatos garridos. As crianças exigem fotografias. Ontário, onde fica Toronto, é a província canadiana com mais portugueses - cerca de 70% dos mais de meio milhão que vivem no Canadá.

Pedro e Filipa Barros olham para as fotografias que acabam de tirar. Reformados, passam o tempo "entre cá e lá". Ambos estão felizes por ter mais uma hipótese de voar para Toronto. Agora diretamente. "Há uns anos a TAP cancelou estes voos. Não percebi porquê". Agora costumavam viajar com a Air Transat ou com a SATA mas " os voos não eram muito frequentes".

Quem também gostou desta opção foi Clément. Vindo de Bordéus, o francês de 27 anos elogia o preço - 199 euros de França até ao Canadá. "Vou com um visto de trabalho de dois anos", explica o antigo estudante de Imobiliário, que entretanto passou um ano na Austrália.

Com meio milhão de portugueses a viver no Canadá, a aposta em Toronto vem reforçar a estratégia da companhia aérea nacional na América do Norte, depois da abertura, há um ano, das rotas para Boston e Nova Iorque, para o aeroporto de JFK, ambas nos Estados Unidos.

Nos últimos 12 meses, a TAP transportou 633 mil passageiros para a América do Norte, ou 122% mais do que no ano anterior.

Os voos para Toronto partem de Lisboa aos sábados, domingos, segundas, quartas e sextas, às 18.45, com chegada às 22:00. As partidas do Canadá têm lugar às 23:55 e chegada a Lisboa às 12:15.

Para Estugarda, os voos são bi-diários, com partidas às 13:25 e às 18:55. No regresso os voos são às 6:00 e às 18:20.

A TAP não voava para Gran Canaria há décadas, retomando agora a rota com voos às 10:40 de Lisboa. O regresso faz-se às 13:40, diariamente. Diários são também os voos para Alicante, com partida de Lisboa às 9:40. O regresso faz-se às 13:30.

Em Toronto

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG