TMN e Optimus vão ao Parlamento

A audição de um responsável da TMN vai ser discutida na quarta-feira na Comissão de Assuntos Constitucionais do Parlamento e a Optimus já tem audição marcada para 20 de Setembro, ambas no âmbito da alegada espionagem ao jornalista do Público

O presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais disse à Lusa que a eventual audição do responsável da TMN será decidida na quarta-feira às 09:30. Quanto à audição do responsável pela gestão de contas da Optimus, aprovada na semana passada, já tem data marcada para 20 de Setembro. O Bloco de Esquerda adiantou esta semana que ia requerer a audição do responsável da TMN, depois de ter pedido a audição da Optimus. O partido afirmou também que ia reapresentar o pedido de audição do actual director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Casimiro Morgado, do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, pedidos que foram chumbados na semana passada pelo PSD e CDS-PP.

Na edição de sábado, o jornal Expresso avançou que a lista de chamadas do jornalista do Público, Nuno Simas, "revela como o SIED acedeu à informação dentro da Optimus e da TMN". O semanário conta que "o director de operações do SIED, João Luís, afastado do cargo há um mês", "teve acesso no verão de 2010 a detalhes fornecidos por informadores na Optimus e na TMN, sobre todas as chamadas feitas por um jornalista do Público, Nuno Simas, ao longo de três semanas e meia". Segundo o jornal, o documento com a lista de chamadas feitas entre 19 de Julho e 12 de Agosto de 2010, foi entregue em formato Excel a 18 de Agosto por João Luís ao director do SIED, Jorge Silva Carvalho, com a designação de "lista de compras".

O objectivo era descobrir quem eram as fontes no SIED com quem Nuno Simas tinha falado no âmbito de um artigo que tinha publicado no início do mês intitulado "Mudanças de espiões e dirigentes causam mal-estar em serviço das secretas". O documento identificava os aparelhos - um Nokia e dois Samsung - usados por Simas naquele período, sendo que as chamadas feitas pelo Nokia, com um cartão com um número de telemóvel TMN, surgem na tabela Excel, pintadas a vermelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG