Temperaturas em Portugal descem a partir de sexta-feira

Portugal continental vai ser atingido por uma descida acentuada da temperatura a partir de sexta-feira, com os valores a descerem em média seis graus centígrados, indicou hoje o Instituto de Meteorologia.

Em comunicado, aquele instituto afirma que essa descida acentuada da temperatura se deve à "ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa". Assim, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia prevê, para o continente, "uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos seis graus centígrados" a partir de sexta-feira.

Segundo o Instituto de Meteorologia, a situação deverá manter-se até dia 07 (terça-feira), "altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura".

Contactado pela Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares disse que "ainda é cedo para se falar dos valores" que vão ser atingidos, mas admite que será "uma situação um pouco abaixo dos valores normais para esta época".

Um alerta sobre frio intenso colocado na página de Internet do Instituto Nacional de Proteção Civil, aconselha as pessoas a evitar estar ao frio durante muito tempo.

Vestir várias camadas de roupa, proteger a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer atividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono, são algumas das recomendações.

Na sua página, a Direção-Geral da Saúde afirma que os bebés e os idosos são os mais vulneráveis ao frio, pelo que aconselha cuidados redobrados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG