Perigo a céu aberto com roubos de tampas de esgotos

Ruptura de 'stocks' leva a que buracos fiquem abertos. Num mês foram roubadas 300

No último mês desapareceram em Sintra quase 300 tampas de esgotos e de sarjetas, caso que está a preocupar a autarquia. "É uma situação muito preocupante e que está a atingir proporções incontroláveis", alertou ontem na reunião de câmara Baptista Alves, vereador e presidente do Conselho de Administração dos Servi-ços Municipalizados de Sintra (SMAS).

"Até ao momento, temos 167 locais perigosos inventariados, mas estimamos que o número total ronde as 280 situações", acrescentou aquele responsável. O fenómeno, explica, já ocorria com alguma frequência, sobretudo devido a actos de vandalismo. "Havia pequenos roubos, mas nada como o desaparecimento de 125 tampas pluviais numa noite, como aconteceu a meio do mês, o que revela alguma organização", afirma.

Quer os SMAS quer a Câmara não têm dúvidas de que se trata de roubos realizados por uma estrutura organizada. "Ontem fomos informados pela GNR de Loures da apreensão de uma carrinha que transportava 34 tampas de esgoto provenientes de Sintra, e já hoje soubemos do roubo de 32 contadores de água em Montelavar e Pêro Pinheiro", acrescentou o autarca. O DN sabe também que há dois meses foi apreendido um camião carregado deste tipo de materiais à saída de Lisboa.

Segundo o vereador, este tipo de roubo destina-se ao mercado ilegal, "porque os metais começam a ter valor e são furtados para fundir e revender". O caso, assegura, já foi comunicado ao Ministério Público, mas a situação no terreno só deverá estar regularizada dentro de uma a duas semanas.

"Pedimos desculpa aos moradores pelo incómodo, mas fomos apanhados de surpresa e tivemos uma ruptura de stocks. Estamos a fazer o levantamento exaustivo, porque nem todas as tampas são iguais, mas já decidimos adquirir de imediato tampas de esgoto com sistemas anti-roubo e adaptar as tampas de sarjeta nas nossas oficinas", revela. São Marcos, Abrunheira e Albarraque são as zonas mais afectadas, e há registo de que vários automobilistas foram apanhados de surpresa e sofreram pequenos acidentes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG