Multados 12 carros anteriores a 1993 por andar na Baixa

Doze viaturas com matrícula anterior a 1993 foram multadas pela Polícia Municipal de Lisboa desde que foi proibida a circulação destes veículos poluentes na Avenida da Liberdade e na Baixa Pombalina, informou hoje a autarquia lisboeta.

Desde 04 de Julho que os carros anteriores a 1993 sem catalisador de origem estão proibidos de circular naquelas zonas da cidade para diminuir a poluição do ar. De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, das doze multas, oito foram passadas a veículos que circulavam na Praça D. Pedro IV, duas na Avenida da Liberdade e duas na Rua Áurea (rua do ouro), sendo que apenas uma se refere a um veículo pesado.

A Câmara de Lisboa aprovou em maio (com os votos contra do PCP e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD) uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que proíbe veículos anteriores a 1993 - portanto, sem catalisador de origem -- e que não tenham colocado um catalisador posteriormente de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa, que será assim a primeira Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da cidade.

Em Janeiro de 2012 esta proibição estende-se a toda a cidade, excepto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a 2.ª Circular, Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG