Montemor-o-Novo transfomada na "cidade dos bonecos"

Onze companhias de teatro de marionetas, nacionais e estrangeiras, vão dar "vida" aos seus "bonecos" em Montemor-o-Novo, entre 29 de maio e 10 de junho, num encontro que tem como "palcos" vários locais da cidade.

O Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo, que já vai na quinta edição, é promovido pela Associação Cultural Alma d'Arame, em parceria com aquele município alentejano.

O evento integra, além de espetáculos, conversas sobre a história da marioneta, ações de formação, um seminário temático ou oficinas de construção de marionetas gigantes e de criação de uma banda sonora, revelou hoje a organização.

Uma exposição sobre a Companhia de Teatro de Marionetas - Era Uma Vez, de Évora, é outros dos pontos altos desta edição, estando a mostra patente entre os dias 07 e 10 de junho, na Galeria 90cre e na Galeria Municipal da cidade.

Em relação aos espetáculos, a Alma d'Arame adiantou que vão estar presentes 11 companhias, 10 das quais portuguesas e a outra francesa, "de elevados níveis artísticos e com diferentes formas de abordagem ao mundo da marioneta".

Uma diversidade que visa suscitar "um espaço de reflexão e abertura a novas ideias, a outros modos de olhar este universo artístico", para responder ao "crescimento de um público cada vez mais exigente e diversificado", disse.

Apesar "das contingências" atuais, com a situação de crise do país, sublinharam os organizadores, o evento conta com o "aumento sustentado" da programação, não só ao nível do total de companhias, mas também "do número de apresentações, com 16 espetáculos".

O Cine-Teatro Curvo Semedo, o Convento de S. Francisco, o Espaço do Tempo, o Mercado Municipal e o Centro Juvenil serão os principais "palcos" do encontro.

"Estória do Tamanho das Palavras", da companhia Limite Zero (Porto), "Auto da Índia", da companhia Era uma Vez (Évora), "Capuchinho Vermelho XXX", da Marionetas do Porto (Porto), "Casa dos Ventos", da Mandrágora (Espinho) e "Sopa Nuvem", da Companhia Caótica (Lisboa), são algumas das representações.

Do programa constam também "Morning Sun", da Companhia Vagar (Lisboa), "A Cigarra e a Formiga na Cidade", do grupo Fio d'Azeite (Sintra), e "Dura Dita Dura", do Teatro do Ferro (Vila Nova de Gaia), assim como "Zombie", da companhia francesa Anima Theatre.

Já a companhia organizadora, a Alma d'Arame, apresenta duas criações próprias: "Canto", destinada a um público adulto, e "As Histórias do Zé Broa", vocacionada para um público infanto-juvenil.

A semelhança dos anos anteriores, este 5.º Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo vai terminar com uma mesa redonda, com vista a um balanço participado sobre o evento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG