Metropolitano de Lisboa começou a circular às 10:30
O Metropolitano de Lisboa retomou a criculação às 10:30 de hoje, depois de uma greve parcial dos trabalhadores, disse à agência Lusa fonte da empresa.
"As composições foram começando a circular às 10:30, estando a circulação normalizada em todas as linhas", acrescentou.
As estações do Metropolitano de Lisboa estiveram encerradas devido à "adesão total" dos trabalhadores da empresa à greve, de acordo com Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes.
Contactada pela Lusa, uma fonte do Metropolitano de Lisboa confirmou que não circularam comboios e que as estações estiveram encerradas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Entre os motivos para estas paralisações está o decreto-lei 133/2012, que "pretende abrir as portas à concessão da empresa e, uma vez mais, reduzir trabalhadores, reduzir os seus direitos e reduzir a sua remuneração", afirmou a sindicalista Anabela Carvalheira em anteriores declarações à Lusa.
Os funcionários do Metropolitano de Lisboa contestam também o Orçamento do Estado para 2014, que, dizem, "visa uma vez mais os trabalhadores do setor empresarial do Estado, com cortes brutais, encaminhando estes trabalhadores para uma situação insustentável", acrescentou.
O Orçamento prevê, nomeadamente, a redução da indemnização compensatória.