Metro encerrado até às 10:30 devido a greve

O Metropolitano de Lisboa está hoje de manhã parado, encontrando-se todas as estações encerradas devido à greve dos trabalhadores em protesto contra a redução de salários, adiantaram à agência Lusa fonte sindical e da empresa.

As mesmas fontes disseram à Lusa que a circulação de comboios vai estar suspensa entre as 06:30 e as 10:30.

"A esta hora é difícil dar números concretos da adesão à greve, mas posso dizer que o Metro está parado e os trabalhadores que deveriam ter entrado [ao serviço hoje de manhã] não entraram, o que significa que vamos ter de novo uma paralisação com índices de adesão muito elevados", adiantou à Lusa a porta-voz dos Trabalhadores do Metro na Federação dos Sindicatos dos Transportes (FECTRANS), Anabela Carvalheira.

A sindicalista disse que os trabalhadores estão reunidos em plenário, desde as 07:30 e até às 09:00, para analisar a situação e definir "o que fazer daqui para a frente".

"Esta é uma luta grande dos trabalhadores do Metro e tem a ver com os atropelos claros ao acordo de empresa, roubos dos salários e a defesa pelos seus postos de trabalho. Este conselho de administração tem demonstrado uma prepotência e arrogância, não reunindo com as organizações sindicais e não demonstrando interesse em dar lugar à negociação coletiva", afirmou.

Uma fonte do Metropolitano disse à Lusa que as estações estão encerradas, prevendo-se que a circulação de comboios deverá ser retomada um pouco antes das 10:30.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa anunciaram estar em protesto contra a "brutal redução dos salários" que vão sofrer no próximo ano.

Segundo contas da FECTRANS, no próximo ano cada trabalhador vai ter uma redução de mais de 133 euros por mês.

A greve parcial vai decorrer entre as 06:00 e as 10:00 para a generalidade dos trabalhadores e entre as 08:00 e as 12:00 para os administrativos e técnicos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG