Marvão e Valência de Alcântara (Espanha) recriam Boda Régia

Uma recriação histórica da Boda Régia entre o rei de Portugal, D. Manuel I, e a infanta Isabel vai ser realizada em agosto pelo município de Marvão e pelo Ayuntamiento de Valência de Alcântara, na província espanhola de Cáceres.

fEm Marvão vai ser feita a despedida de solteiro de D. Manuel I. Na zona de Portagem, vai ser criado um repasto medieval, num grande ambiente de festa", explicou hoje à Agência Lusa o vereador do município, José Manuel Pires.

"D. Manuel I chega a Marvão na sexta-feira, 04 de agosto, e, depois de participar na festa, parte no sábado, em grande cavalgada, para Valência de Alcântara, onde, no domingo, será recebido em apoteose para o casamento real com a infanta Isabel, filha dos reis católicos de Espanha", relatou.

A recriação do enlace, que uniu o rei de Portugal, D. Manuel I, "O Afortunado", com a infanta Isabel, está inserida na oitava edição da Boda Régia, iniciativa anualmente promovida, em agosto, pelo Ayuntamiento de Valência de Alcântara e que conta com o apoio do município de Marvão.

José Manuel Pires adiantou à Lusa que o Ayuntamiento de Valência de Alcântara está a preparar, para dia 05 de agosto, um conjunto de atividades com motivos históricos para celebrar a chegada da rainha. "Vai ser um fim de semana em grande para as nossas regiões", previu.

O casamento entre a filha dos reis católicos e o rei D. Manuel I decorreu em Valência de Alcântara, em outubro de 1497.

O matrimónio de D. Manuel I com D. Isabel (viúva de D. Afonso) foi o seu primeiro casamento, seguindo-se em 1500 uma outra união com a infanta D. Maria de Castela e um terceiro casamento, em 1518, com D. Leonor, irmã de Carlos V.

Em tempos de crise, o autarca alentejano considerou que este género de iniciativas, que une os dois países, constitui uma "mais-valia" para atrair turistas à região. "Nós pensamos que este projeto é interessante e pode cativar turistas, uma vez que vai ser realizado no início de agosto, época em que milhares de pessoas iniciam o seu período de férias", sublinhou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG