Luta de almofadas comemora 35.º aniversário

Os 35 anos da Constituição da República Portuguesa são comemorados no sábado em Lisboa com uma luta de almofadas, uma iniciativa de "descompressão" e "reivindicação" que visa dar a conhecer à população os seus direitos e deveres.

A 2 de Abril comemora-se os 35 anos da Constituição da República Portuguesa, aprovada pela Assembleia Constituinte. No mesmo dia, assinala-se um pouco por todo o mundo o "Pillow Fight Day" [Dia da Luta de Almofadas], iniciado em 2008.

"Porque não juntar as duas coisas? Por um lado um evento de descompressão e alguma reivindicação, com um lado performativo. Por outro uma celebração, em que poderemos enumerar todos os artigos e reivindicar aqueles que queremos ver mais bem exercidos", disse à Lusa Sara Gonçalves, uma das dinamizadoras da iniciativa.

A jovem actriz explicou que "o lema essencial [da comemoração] é contactar a Constituição, aquilo que baliza a vida civil".

A luta de almofadas foi marcada para as 15:00 de sábado por um grupo de jovens cidadãos anónimos que sente haver "motivação da população em querer mudar alguma coisa". Os organizadores levarão para o Terreiro do Paço 296 almofadas, uma com cada um dos artigos escritos, que serão depois doadas a uma instituição de solidariedade social.

No final, a organização pretende recriar uma Constituição gigante, com os 296 artigos escritos nas almofadas dos participantes.

A organização desafia todos a participarem na comemoração. Para isso, basta levarem uma almofada, "onde podem escrever o artigo de que mais gostam ou que queiram ver mais bem exercido".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG