Lisboetas vão-se adaptando às novas rotundas no Marquês

O trânsito desta manhã no Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade, em Lisboa, decorria com relativa normalidade, num claro contraste com o caos de ontem que obrigou a alterações no sistema de circulação das novas rotundas.

Entre as 8.00 e as 9.00 da manhã o trânsito utilizava as duas rotundas, interior e exterior, já mais de acordo com o pretendido pela autarquia. A PSP, presente no local, demonstrava também estar com menos trabalho do que no dia anterior.

Recordamos que a rotunda interior do Marquês de Pombal corresponde à já existente e dá acesso à rua Joaquim António de Aguiar, à Avenida Fontes Pereira de Melo e à Avenida da Liberdade.

Pretende-se que a rotunda exterior seja usada exclusivamente pelos transportes públicos e pelas viaturas particulares que queiram dirigir-se à Rua Braancamp e à Avenida Duque de Loulé.

Quanto à Avenida da Liberdade, além da redução das faixas centrais, as faixas laterais deixam de ser de atravessamento e passam a ser faixas para trânsito local.

Os automobilistas têm de ter em atenção que, nas laterais, o sentido do trânsito está alterado: quando se desce a avenida, o trânsito na faixa lateral serve para subir e quando se sobe, o trânsito na lateral é para descer.

Nas faixas laterais, a velocidade máxima permitida é de 30 quilómetros/hora (km/hora).

Já nas faixas centrais, é permitido circular a uma velocidade máxima 50 km/hora e, para garantir que ninguém exceda, serão colocados semáforos limitadores de velocidade ao longo da via.

Além destas alterações, a câmara decidiu que é possível descer a Rua Braancamp, o que já não acontecia há vários anos, e que também se vai subir a rua Barata Salgueiro.

Todas estas alterações são feitas a título experimental e vão decorrer até final de dezembro. Depois disso, a câmara de Lisboa vai decidir se se tornam definitivas ou não.

A câmara municipal decidiu alterar o trânsito para tentar tirar carros e poluição poluentes naquela zona da cidade.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG