Profissionais da MAC concordam em mudar de instalações

Os profissionais da Maternidade Alfredo da Costa concordam com a mudança de instalações, mas a prazo e quando estiver construído o Hospital de Todos os Santos, afirmou o deputado António Serrano no final de uma visita àquela unidade materno-infantil.

Os deputados do Partido Socialista decidiram fazer hoje uma visita à Maternidade Alfredo da Costa (MAC), na sequência do chumbo pela Comissão Parlamentar de Saúde de um requerimento que visava uma visita àquela unidade e a audição da diretora de serviço de obstetrícia da MAC.

"O que verificámos é que se trata de uma unidade de excelência, a melhor unidade perinatal na região da Grande Lisboa, especialmente na área dos prematuros, que recebe 20% dos prematuros de todo o país", disse, acrescentando ser fundamental salvaguardar "estas equipas".

Além da visita às instalações, os deputados falaram também com os profissionais, que lhes transmitiram a anuência com a mudança de instalações, mas dentro de determinadas condições.

"Os profissionais concordam com a mudança de instalações a prazo, e que só deve ser feita quando o Hospital de Todos os Santos estiver concluído. Importante é que o Governo garanta a construção do hospital, porque só este garante a reorganização dos hospitais da zona", afirmou.

De acordo com o deputado, a construção deste Hospital Oriental de Lisboa, permitiria não encerrar seis unidades hospitalares.

"É preciso trabalhar em equipa com os profissionais, ter um plano e uma articulação correta com as unidades que existem na zona da Grande Lisboa, garantindo que as equipas não possam ser desmanteladas de forma precipitada", acrescentou.

António Serrano mostrou-se convicto de que o Governo já recuou na matéria ao afirmar que o encerramento só aconteceria no final da próxima legislatura, mas considerou ser necessário haver também o compromisso de construção do novo hospital.

Ler mais

Exclusivos