Alfama conquista primeiro lugar com homenagem à filigrana

Alfama levou uma explosão de dourado à Avenida. Numa homenagem à filigrana, a marcha desfilou com as cores do Ouro sobre Azul nos arcos, roupas e adereços inspirando-se no folclore minhoto. As danças típicas do norte marcaram presença na marcha que além do primeiro lugar conquistou ainda os títulos de melhor coreografia, desfile na avenida e musicalidade.

Este ano Alfama mudou de ensaiador, mas revalidou o título (com 247 pontos). Carlos Mendonça que tomou conta da marcha durante 20 anos este ano foi padrinho, uma homenagem que Alfama lhe prestou. A madrinha, Cinha Jardim, trouxe alegria e sorrisos à Avenida, saltando com o seu vestido rodado e dourado.

É a 12ª  vez que Alfama vence o concurso das Marchas Populares desde 1990.

Com menos nove pontos Marvila ficou no segundo lugar, à semelhança do que aconteceu no ano passado. A marcha levou avenida momentos do quotidiano da cidade nas ruas, com conversas, reencontros, namoricos como acontecia antigamente. O cenário contava com bancos de jardins nos arcos e a calçada portuguesa tambm marcou uma forte presena com calceteiros a simular. Recriar as ruas valeu a Marvila também a categoria de melhor cenografia (em ex-aequo com Bica e Mouraria). Os padrinhos Vanessa Silva e Rui Santos desfilaram sorridentes.

A Bica, que levou o elevador repleto de marchantes, consegue o terceiro lugar, com 230 pontos, numa noite em que prestou uma homenagem aos aguadeiros e às vendedeiras de flores, personagens que fazem parte da história do bairro. Exibiram a cor com flores feitas de meias de senhoras que seguiam em grandes cestos, o que lhes valeu tambm conquistar a categoria de melhor cenografia. Marina Mota e Tiago Torres da Silva foram os padrinhos a sorrir pela Bica.


A Alcântara, que conquistou o quinto lugar, o júri atribuiu os galardões de melhor letra e composição original. O melhor figurino foi o das marchas de Carnide e do Castelo, consideraram os responsáveis pela votação.


As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos: no Pavilhão Atlântico (nos passados dias 4, 5 e 6 de Junho) e na Avenida da Liberdade (12 de Junho) nas sete categorias (acima referidas).

 

Classificações finais das marchas populares 2010:

 

1º Alfama - 247

2º Marvila - 238

3º Bica - 230

4º Bairro Alto - 222

5º Alcântara - 217

6º Castelo - 210

7º Mouraria - 209

8º Madragoa - 206

9º Santa Engrácia - 204

10º Beato - 201

11º São Vicente - 196

12º Bela Flor - 189

13º Carnide e Graça (ex-aequo) - 187

14º  Olivais - 186

15º Alto do Pina - 185

16º Baixa - 176

17º Penha de França - 174

18º Lumiar - 171

19 º Benfica - 148

 

Classificação por categoria:

Melhor Coreografia - Alfama

Melhor Cenografia - Bica, Marvila e Mouraria

Melhor Figurino - Carnide e Castelo

Melhor Letra - Alcântara

Melhor Musicalidade - Alfama

Melhor Composição Original - Alcântara

Melhor Desfile na Avenida - Alfama

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.