Greve à recolha do lixo em Lisboa de 24 a 28 de dezembro
Os trabalhadores da higiene e limpeza urbana de Lisboa vão fazer greve à recolha do lixo entre os dias 24 e 28 deste mês, em protesto contra a transferência de competências para as juntas de freguesia, disse hoje fonte sindical.
A paralisação foi marcada para o período entre as 00:00 de dia 24 e as 05:00 de dia 28, "sendo que 26 é dia de greve geral para todos os trabalhadores municipais", indicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.
Em plenário, os trabalhadores decidiram também fazer greve às horas extraordinárias entre as 00:00 de dia 24 e as 24:00 de 05 de janeiro, acrescentou Vítor Reis.
Em declarações à agência Lusa, o sindicalista disse que o objetivo é "combater a transferência de competências para as juntas de freguesias e garantir o vínculo dos trabalhadores à câmara".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Defendemos que o serviço público se mantenha na câmara, porque só assim fica garantido. Temos muitas dúvidas que as juntas tenham capacidade para gerir tudo", afirmou.
Vítor Reis voltou a criticar o presidente da Câmara de Lisboa por não ter ainda explicado como se vai proceder a transferência de competências para as juntas de freguesia, nomeadamente quantos e quais os trabalhadores que vão ser transferidos e em que moldes.
"António Costa marcou uma reunião para hoje com os sindicatos. Espero que explique", disse.