Freguesia do Beato lança guia anti-burla para idosos

A junta de freguesia lisboeta do Beato recebeu, em média, nas duas últimas semanas, uma denúncia de burla por dia apresentada por idosos, e, para prevenir novos casos, vai distribuir panfletos e guias "anti-burla".

De acordo com dados avançados à agência Lusa pela Junta de Freguesia do Beato, "só nos últimos 15 dias chegaram cerca de 15 reclamações (..) de pessoas idosas que foram burladas". Para tentar travar estes casos, na segunda-feira começam a ser distribuídos panfletos pelos habitantes da freguesia.

No Beato, um em cada três moradores tem mais de 65 anos, segundo os últimos dados do Censos, que apontam para a existência de cerca de 13 500 pessoas.

Além dos panfletos, a junta vai lançar também um guia "anti-burla" para fazer face às várias queixas que nos últimos tempos chegaram ao presidente da junta.

"Não abrir a porta a estranhos" é o primeiro conselho de uma longa lista sobre a melhor forma de agir em casa, na rua e também quando se recebem telefonemas.

"Não entregue dinheiro nem assine documentos. Em caso de dúvida, peça para ficar com os documentos enquanto decide e peça ajuda a um familiar, na loja do cidadão, ou na junta de freguesia do Beato", lê-se no guia.

A junta adianta que "nunca faz peditórios, nem nenhum serviço que implique aos munícipes darem dinheiro" e por isso alerta os munícipes para que não acreditem "em pedidos à sua porta de pessoas que se identifiquem como pertencendo à Junta de Freguesia".

O guia dá também alguns conselhos para quando recebem chamadas telefónicas, como não dizer se estão sozinhos ou acompanhados nem dar o "nome, número ou morada".

Ao telefone, os responsáveis alertam para que as pessoas avisem a polícia se receberem "um telefonema abusivo ou ofensivo".

"Não acredite em prémios surpresa e caso receba um prémio, peça o maior número de detalhes, antes de dar qualquer dado seu", lê-se no guia, que aconselha ainda os mais velhos a não deixarem ninguém entrar em sua casa sem que se identifique primeiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG