Feriado municipal assinalado com reinauguração de museu

A reinauguração do Museu Municipal, encerrado desde 2006 e após obras que custaram 1,4 milhões de euros, constitui hoje o ponto alto das comemorações dos 462 anos da elevação de Portalegre a cidade.

As obras no museu, instalado numa casa nobre do século XVI, situada junto à Sé Catedral da cidade, arrancaram em 2009, contando com vários apoios comunitários, que, no geral, rondaram os "80 por cento" do investimento total.

As comemorações do feriado municipal ficam ainda marcadas pela cerimónia de hastear da bandeira, nos Paços do Concelho, uma missa solene, na Sede Catedral de Portalegre, e uma sessão solene, presidida pelo secretário de Estado Adjunto do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte.

A inauguração de um pequeno museu na freguesia rural de Reguengo, um seminário sobre "José Régio e o fado", uma exposição na galeria São Sebastião também sobre o fado, e uma noite de fados com António Pinto Bastos são outras das propostas que o município lançou para assinalar a data.

Em declarações à Agência Lusa, a presidente do município, Adelaide Teixeira, mostrou-se satisfeita com as obras de requalificação do Museu Municipal de Portalegre, sublinhando que "era urgente reabrir as suas portas ao público".

"Em 2011 foi inaugurada a reabilitação física, que foi feita, e, agora, inauguramos o projeto de museologia e museografia", explicou a autarca.

Como "cartão-de-visita" do renovado espaço, Adelaide Teixeira destaca "as componentes de arte sacra, da faiança e do mobiliário", bem como a "forma como as peças estão expostas", com sequenciação. "É um museu que fica ao nível dos museus nacionais e internacionais", enalteceu.

Com uma área superior a quatro mil metros quadrados, o espaço está ainda dotado com uma sala de reserva, uma loja, cafetaria e uma sala de exposições temporárias.

"Há uma grande identificação dos habitantes com o museu, pois grande parte das coleções que possui foram doadas por pessoas de Portalegre", relatou.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG