Elevador entre Baixa e Castelo é inaugurado sábado

A Câmara de Lisboa informou hoje que inaugura no sábado, nove meses depois da data prevista inicialmente, o novo elevador da Rua dos Fanqueiros, para facilitar a ligação, gratuita, entre a Baixa e Costa do Castelo.

Para subir da Baixa ao Castelo de São Jorge, lisboetas e visitantes vão poder, a partir de sábado, apanhar o elevador no edifício recuperado dos números 170/178 da Rua dos Fanqueiros e sair no Largo Adelino Amaro da Costa (Largo do Caldas). Depois, daí subir no elevador panorâmico do antigo Mercado do Chão do Loureiro, concluído em 2011, até à Costa do Castelo.

Este novo elevador insere-se no chamado "Percurso de atravessamento pedonal, assistido por meios mecânicos de elevação, da Baixa ao Castelo de São Jorge" e, segundo a Câmara de Lisboa, tem como objetivo "articular as diferentes cotas entre colinas, segundo uma estratégia que, facilitando a subida, ajuda também revitalizar e a requalificar a envolvente a este caminho".

Em fevereiro de 2012, na altura da assinatura para o auto de consignação para a recuperação dos dois edifícios para albergar o elevador, o presidente da Câmara de Lisboa admitiu a abertura do elevador no início de 2013.

António Costa indicou que o elevador seria gerido pela EMEL (Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) e pago pelos utilizadores, tendo uma tarifa especial para moradores. No entanto, fonte municipal disse hoje à agência Lusa que o uso do elevador será grátis e que a gestão será partilhada entre a empresa e a autarquia.

A recuperação dos dois edifícios da Rua dos Fanqueiros e a sua conversão em elevador rondou os 1,5 milhões de euros.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG