Costa alerta automobilistas para alterações no Marquês

O presidente da câmara de Lisboa, António Costa, apelou hoje aos condutores que circulem pelas ruas laterais da Avenida da Liberdade para terem em atenção que o sentido do trânsito foi invertido.

"Há um pedido particular que quero fazer às pessoas que vão às laterais da avenida: é que tenham em conta que vão circular em sentido invertido, portanto é uma zona que não é para acelerar, é para circular com calma. É uma zona 30, onde é preciso ter particular cuidado com os peões que vão ocupar a rua e apropriar-se do espaço público", disse o autarca.

António Costa falava à Lusa por ocasião do dia em que a câmara vai iniciar os testes de alteração da circulação na rotunda do Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade.

"Escolhemos um domingo que é um dia de menor tráfego para que as pessoas possam vir experimentar com calma e amanhã (segunda-feira) possam vir trabalhar com menos stress", afirmou.

Lembrando que este período experimental decorre até ao fim do ano, o presidente da câmara de Lisboa disse esperar que "tudo funcione bem".

António Costa reafirmou que o objetivo é reduzir o trânsito e a poluição naquela zona e voltar a fazer da avenida um "passeio público onde as pessoas possam passear e fazer compras".

Hoje, o Marquês acordou com duas rotundas -- uma interna e uma externa - e a Avenida da Liberdade com apenas uma faixa central para veículos particulares e outra para o transporte coletivo.

A rotunda interior do Marquês de Pombal corresponde à já existente e dará acesso à rua Joaquim António de Aguiar, à Avenida Fontes Pereira de Melo e à Avenida da Liberdade.

A rotunda exterior será usada também pelos transportes públicos e permitirá o acesso à Rua Braancamp e à Avenida Duque de Loulé.

Quanto à Avenida da Liberdade, além da redução das faixas centrais, as faixas laterais deixam de ser de atravessamento e passam a ser faixas para trânsito local.

Os automobilistas têm de ter em atenção que, nas laterais, o sentido do trânsito é alterado: quando se desce a avenida, o trânsito na faixa lateral será para subir e quando se sobe, o trânsito na lateral será a descer.

Nas faixas laterais, a velocidade máxima permitida vai ser de 30 quilómetros/hora (km/hora).

Já nas faixas centrais, será permitido circular a uma velocidade máxima 50 km/hora e, para garantir que ninguém exceda, serão colocados semáforos limitadores de velocidade ao longo da via.

Além destas alterações, a câmara decidiu que será possível descer a Rua Braancamp, o que já não acontecia há vários anos, e que também se vai subir a rua Barata Salgueiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG