Câmara quer demolir aldeia avieira

Os defensores do antigo bairro de pescadores querem evitar destruição de "património histórico e cultural"

O Gabinete de Coordenação da Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional está contra a intenção da Câmara de Vila Franca de Xira de demolir o que resta do antigo bairro de pescadores da Póvoa de Santa Iria. "Preocupa- -nos que um património histórico e cultural possa vir a ser destruído", defendeu o coordenador, João Serrano, acrescentando que a intenção do projecto é "valorizar tudo o que ainda existe e as famílias que continuam a viver do Tejo".

Apesar de reconhecer que "há muita degradação, mas também há muitas memórias", apelou para que "não deitem abaixo o que resta, recuperem a aldeia avieira e mantenham os 19 cais palafíticos". O gabinete sugere a construção de um restaurante no local, um fluviário para as espécies do estuário do Tejo e espaços verdes.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha (PS), disse à Lusa que "o que lá está não serve para ninguém e muitas ocupações são clandestinas". A autarca lembrou que foi construído um bairro novo para os avieiros "porque antes queixavam-se da falta de condições das barracas onde viviam e das inundações".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG