António Costa anuncia mudanças para melhorar trânsito

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou ao início da noite quatro alterações com vista a evitar o caos que se verificou esta manhã no Marquês de Pombal.

As duas novas rotundas concêntricas do centro de Lisboa entraram em funcionamento no domingo, mas esta manhã, a primeira prova de fogo, provocaram o caos no trânsito lisboeta.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, anunciou quatro medidas que ajudarão, no seu ponto de vista, a melhor o trânsito já a partir de amanhã.

Os tempos de sinal verde nos semáforos das duas rotundas vão ser alterados, de forma a que quem circula na exterior (onde se verificou a existência de mais trânsito) não esteja tanto tempo parado no semáforo vermelho e o tráfego flua ali mais facilmente.

A sinalização relativa às alterações implementadas (e ainda em teste) será melhorada da Avenida Fontes Pereira de Melo e na Avenida da Liberdade, de forma a ser mais esclarecedora.

Além disso, três carreiras da Carris que não têm paragem no Marquês e que não precisam de circular rotunda exterior vão começar a circular na interior. António Costa acredita que esta medida irá ajudar a descongestionar estas faixas de rodagem.

Para quem vem à superfície do túnel na Rua Joaquim António de Aguiar, poderá, já a partir de amanhã, optar por uma ou por outra rotunda.

"Gostaria de dizer às pessoas que lamentamos", afirmou António Costa, lembrando que "este é um período experimental" e que a câmara está "a acompanhar ao momento" o trânsito no Marquês de Pombal.

Amanhã a polícia também começará a agir mais cedo.

Para o autarca, as críticas de que as alterações dificultam a tarefa aos peões que circulam o Marquês não fazem sentido. "Estão claramente mais bem servidos hoje que anteriormente", disse.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG