20 julho 2017 às 00h41

Solidariedade e reciclagem juntam-se às promoções nas campanhas

As principais campanhas das grandes superfícies ainda não arrancaram mas já há várias promoções em curso

Pedro Sousa Tavares

A pouco menos de dois meses do regresso às aulas, que decorre entre 8 e 13 de setembro, as principais campanhas de descontos ainda não começaram. Mas algumas grandes marcas e superfícies adiantaram-se para marcar posição, num segmento em que - de acordo com estudos realizados anualmente por uma instituição financeira - as famílias portuguesas gastam entre 250 e 1500 euros.

Neste ano, além das promoções, algumas grandes superfícies estão também a apostar na associação a iniciativas de teor solidário ou amigo do ambiente.

A esse nível, a Sonae parece ter partido à frente. Por um lado, decidiu alocar parte das receitas remanescentes da sua última campanha Dávinte (recolha de donativos através de arredondamento de valores de compra) ao apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, nomeadamente através de kits de regresso às aulas a distribuir pelos alunos. Por outro, criou uma parceria com a plataforma de venda de manuais escolares usados Book in a Loop que permite que os interessados - até ao dia 15 de agosto - deixem os antigos manuais escolares, do 5.º ao 12.º anos, numa loja Continente ou nas papelarias Note!, recebendo em troca um crédito em cartão daquele hipermercado que pode chegar até 20% do valor dos livros.

Neste caso, não se trata exatamente de uma ação de solidariedade: a referida plataforma acabará por vender os livros (cobra 40% do valor de capa) e o Continente tem a garantia de que pelo menos parte das despesas destas famílias em material escolar serão feitas nas suas lojas.

No entanto, da perspetiva do cliente esta poderá ser uma forma interessante de poupar dinheiro nas compras do material e ao mesmo tempo sentir que está a contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao dar um novo uso aos livros.

A nível das promoções propriamente ditas, ainda não foram divulgados os folhetos das grandes superfícies com as campanhas de regresso às aulas. Mas isso não significa que não existam algumas promoções. Em particular as que são dirigidas à compra de manuais escolares.

A bitola das grandes superfícies aos sites das principais editoras de manuais (nomeadamente os grupos Leya e Porto Editora) parece variar entre os 10% e os 15% de desconto, em alguns casos com outros benefícios associados.

A Leya anuncia, numa campanha válida até 14 de agosto, a oferta dos portes, um desconto de 10% e ainda um desconto adicional de 20% em apoio escolar (livros de exames e exercícios e outros). A Porto Editora, na sua página de internet, está a aplicar o desconto de 10% e acrescenta-lhe outros 5% em cartão e os portes em determinados títulos, nomeadamente nos apoios escolares. Nas lojas, Staples e Continente estão entre as que dão o desconto de 10% acrescido dos portes, enquanto o El Corte Inglés estende o desconto de 10% (em cartão) ao material escolar.

A Dreamy World, cadeia de lojas de brinquedos e artigos infantis, tem em curso até 15 de setembro a campanha Super Regresso às Aulas, que consiste num desconto de 50% e um vale - a ser utilizado nas suas lojas - na compra de mochilas, cadernos e outro material escolar, de personagens Disney e Marvel.