Site do Conselho de Fiscalização alvo de ataque informático

A página 'online' do Conselho de Fiscalização do Serviço de Informações (CFSIRP) foi alvo de um ataque informático em 2010, na sequência de um acesso indevido ao servidor onde está alojado, revela um parecer deste órgão.

Segundo o Conselho de Fiscalização do Serviço de Informações da República (CFSIRP), "o ataque ocorreu a 24 de Janeiro de 2010 e foi rapidamente resolvido pela empresa onde está alojado o 'site'", não tendo a situação tido "quaisquer repercussões, dado que não se encontra matéria classificada nos computadores em que o CFSIRP trabalha e muito menos" na sua página.

O parecer relativo ao ano de 2010, assinado pelos três membros deste órgão - Marques Júnior (PS), Pedro Gomes Barbosa (PS) e Teresa Morais (PSD) -, refere que, "ainda assim, o CFSIRP estudou cuidadosamente a situação e aconselhou-se com peritos na matéria", tendo sido elaborado e enviado, "informalmente, um 'dossier' contendo relatório informático do ataque ao senhor vice-Procurador-Geral da República", que foi posteriormente contactado.

"Após estas diligências e dado o facto de não ter sido um ataque direccionado ao CFSIRP, e ainda pela extrema dificuldade, senão impossibilidade, em descobrir a fonte concreta dos ataques, proveniente de um país estrangeiro, tudo visto, o CFSIRP optou por não avançar com uma queixa-crime", adianta o documento.

O parecer do CFSIRP diz ainda que, "por mera precaução de integridade do 'site', foram tomadas medidas acrescidas de segurança e feitas novas actualizações informáticas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG