Sistema com capacidade para prever ataques cardíacos vence prémio
Um sistema que prevê o risco de ataque cardíaco num espaço de 24 horas e com uma taxa de sucesso de 70% venceu o Concurso Nacional de Inovação do BES/TSF.
O protótipo foi desenvolvido pela empresa Feedzai e recolhe informação através de sensores ligados aos doentes, indicando os factores que mais contribuem para o risco de ataque cardíaco. O sistema tem assim capacidade para actuar de forma preventiva.
Na área da energia o primeiro lugar foi atribuído a um painel modular polivalente de madeira e vidro que integra sistemas solares passivos e funções bioclimáticas, que demonstram ter uma maior eficácia energética. Este processo já está patenteado a nível nacional e internacional pela parceria dst, s.a./Universidade do Minho.
Uma nova solução estrutural para torres eólicas de grande altura, que tem como função a rápida construção desta infraestruturas com recurso a elementos facilmente transportáveis, reduzindo o custo dos mesmos, foi o vencedor na categoria Novos Materiais e Processos Industriais.
Na Biotecnologia e Agro Industrial venceu a produção de trufas em ambiente controlado. Na área das Tecnologias de Saúde ganhou o fabrico de dispositivos focalizados na regeneração óssea.