Sismo de 4.1 sentiu-se de madrugada na ilha Terceira sem danos registados

O sismo foi sentido às 3.47 locais, 4.47 em Lisboa, em maior intensidade no concelho de Angra do Heroísmo.

A proteção civil dos Açores revelou hoje que um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido durante a madrugada na ilha Terceira, seguido de algumas réplicas, sem registo de danos.

O sismo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 3.47 locais (4.47 em Lisboa) e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada) em Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

"O SRPCBA e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", revela a proteção civil açoriana, que não tem registo de danos.

Por outro lado, na mais recente atualização da atividade sísmica na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, a Proteção Civil e o CIVISA dizem que foram registados um total de 48 sismos de baixa magnitude durante todo o dia de domingo.

Estes são números acima dos "valores normais de referência" e "os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia", segundo um comunicado emitido pelo SRPCBA.

Como já havia sido divulgado no domingo, o sismo mais forte ocorreu às 8.44 locais, com magnitude 2.0 na escala de Richter e foi o único sentido, nas Furnas, com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada).

O epicentro destes sismos fica entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas e não há, até ao momento, registo de danos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG