Sindicatos conhecem hoje proposta para nova avaliação

Os sindicatos dos professores recebem hoje do Ministério da Educação um novo modelo de avaliação docente que aguardam sem grandes expectativas, segundo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

"A expectativa é muito baixa", disse à Agência Lusa o coordenador da Fenprof, Mário Nogueira, afirmando que olhando para os princípios gerais do novo modelo que o governo já divulgou, o mais provável é que "fique tudo quase na mesma" em relação ao contestado modelo anterior Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP). Mário Nogueira notou que "enquanto oposição, os dois partidos que estão agora no governo eram extraordinariamente críticos em relação ao SIADAP, mas parece que não conseguem fazer a ruptura com ele".

Para o coordenador da Fenprof, o novo modelo de avaliação poderá ser apenas "uma adaptação" do SIADAP, "condicionado às suas regras", como as quotas de classificação de que a Fenprof discorda. Pela Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva afirmou desejar que no novo modelo fique consagrada uma avaliação "simplificada e liberta das burocracias repetitivas" que apontou no anterior.

João Dias da Silva sublinhou que hoje será "o princípio e não o fim" da nova avaliação docente, afirmando que é "agora que se vai ver na prática a disponibilidade do governo para acolher propostas alternativas". O sindicalista espera ver na proposta um modelo de avaliação que se debruce sobre "a relação directa dos professores com os alunos" e com ciclos ajustados à progressão nas carreiras.

Não estão marcadas quaisquer reuniões com as organizações sindicais, que ainda não sabem exactamente quando e de que maneira lhes chegará a proposta do Ministério da Educação e Ciência.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG