Semana da Mobilidade "sem efeitos práticos"
Entre hoje e o dia 22, são 63 as cidades portuguesas que vão participar na Semana Europeia da Mobilidade. A nível europeu, a iniciativa, que vai já na sua 9.ª edição, tem vindo a perder adeptos. Em Portugal, parece não haver dados concretos e as opiniões divergem. "O projecto não tem relevância prática", disseram ao DN representantes de alguns municípios que, por isso mesmo, não aderiram à iniciativa. Já da cidade de Évora, por exemplo, garantem que o evento "tem vindo a gerar um grande movimento de adesão".
Seja como for, de um modo geral, estão a diminuir os adeptos da mobilidade sustentável. O ano passado bateu-se o número recorde de cidades europeias a participar - segundo a Lusa, foram 2181, contra as 1696 que aderiram este ano. É sob o lema "Mobilidade mais inteligente - uma vida melhor" que este ano se procura sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, estimulando-as a utilizar os transportes públicos e a "dar descanso ao carro".
As câmaras nacionais que participam este ano prepararam programas para conduzir as pessoas às boas práticas. Ficam aqui alguns exemplos, mas pode ser consultado o site mobilityweek.eu, para mais informação. Embora esteja a perder adeptos na Europa, a Semana Europeia da Mobilidade ganhou fãs na Argentina, Brasil, Canadá, Equador, Japão e Taiwan. Com ALFREDO TEIXEIRA