Santana diz que decisão "está tomada". Mas não diz qual

"Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada", garantiu Santana Lopes

Pedro Santana Lopes já tomou uma decisão quanto à sua candidatura à liderança do PSD e diz que a anunciará em breve, em declarações à SIC. No entanto, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi propositadamente ambíguo, deixando em aberto o sentido da decisão tomada.

"Quando tiver cumprido os meus deveres institucionais, com o Governo e com o meu partido, farei a confirmação do sentido da minha decisão. Não pedi licença a ninguém para tomar a decisão que está tomada. Não estou condicionado por mais nada, nem por ninguém", acentuou Pedro Santana Lopes, numa declaração enviada à SIC e lida no Primeiro Jornal.

O DN sabe que a vontade do atual provedor da Santa Casa é mesmo avançar contra Rui Rio e já informou o primeiro-ministro e o ministro da Segurança Social desse cenário, o que o obrigaria a abandonar o cargo para o qual foi reconduzido por António Costa no ano passado. A decisão, apesar de ainda não ter sido anunciada, também já é dada como certa por fontes do partido, informação que começou a correr com maior insistência após o almoço de hoje de Santana com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém.

Há precisamente uma semana, no habitual espaço de comentário político na SIC-Notícias, com o ex-ministro socialista António Vitorino, Pedro Santana Lopes admitiu estar a ponderar uma candidatura à liderança do PPD-PSD. "[Estou] a ponderar, obviamente", admitiu o antigo primeiro-ministro, depois de revelar que tem recebido muitas mensagens de incentivo da parte de elementos do partido.

O Conselho Nacional do PSD aprovou na segunda-feira a realização de eleições diretas para escolher o presidente do partido em 13 de janeiro e o Congresso em 16, 17 e 18 de fevereiro.

Até agora, apenas o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio agendou a apresentação pública da sua candidatura à liderança do PSD para quarta-feira, em Aveiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG