Rui Moreira descarta apoio do PS

Declarações da secretária-geral adjunta do PS, dando a entender que uma vitória de Moreira seria uma vitória do PS, levaram à rutura

O atual presidente da câmara do Porto prescindiu do apoio do PS para a candidatura às autárquicas de outubro, confirmou o DN. A decisão foi tomada ontem à noite, numa reunião do núcleo duro da candidatura de Rui Moreira, após declarações da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, dando a entender que uma vitória de Moreira seria uma vitória do PS.

As afirmações, que entretanto a própria Ana Catarina Mendes admitiu terem sido mal interpretadas, levaram a uma reunião de emergência da comissão política do movimento Porto, o Nosso Partido, onde, sabe o DN, foi decidido que, nestas condições, a candidatura não aceita o apoio do PS.

Os socialistas tinham formalizado o apoio à recandidatura independente do atual presidente da câmara ainda no ano passado. Esta foi a segunda situação de crispação em menos de um mês entre o movimento independente e o PS, os dois casos a envolver declarações de Ana Catarina Mendes. Em abril, a candidatura de Rui Moreira veio a público avisar os partidos que o apoiam - onde se inclui também o CDS - de que não há jobs for the boys nas suas listas. Um recado que surgiu dias depois de Ana Catarina Mendes, secretária-geral-adjunta do PS, ter afirmado, em entrevista ao Expresso, que o PS terá uma "representação forte" nas listas de Rui Moreira.

Em atualização

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG