Raríssimas já tem nova presidente

Chama-se Sónia Laygue e é mãe de uma criança de 3 anos com uma doença rara. "Vai ser uma luta", reconheceu

Sónia Laygue, socióloga do trabalho e mãe de uma criança de três anos, utente na Casa dos Marcos, é a nova presidente da direção da Raríssimas, eleita esta quarta-feira na Assembleia-Geral Extraordinária da associação.

Segundo o Jornal de Notícias, a nova responsável pela associação apresentou-se há momentos aos sócios na Assembleia Geral. Foram ainda apresentados outros três outros pais e dois funcionários da Raríssimas para os cargos de vice-presidente, tesoureiro, secretário e vogais.

Sónia Laygue assumiu a vontade de continuar "o trabalho meritório da Raríssimas" e, apesar de confessar não ter experiência na área, disse "querer fazer tudo para ajudar a associação única no país".

"Temos perfeita noção de que não será simples e de que vai ser uma luta, mas estamos cá para ela", disse a nova presidente, sublinhando a forte ligação da nova direção Raríssimas: "Somos pais de crianças raras" e, por isso, garante que estarão disponíveis "para fazer aquilo que for preciso" pelos utentes das valências da associação, disse Sónia Laygue à SIC.

A restante direção é composta pela vice-presidente, mãe de uma utente e diretora técnica de uma valência da Casa dos Marcos, Mafalda Costa, o tesoureiro Rui Ramos, um fisioterapeuta na delegação norte da Raríssimas, o secretário Fernando Alves, pai de um utente na Casa dos Marcos, e a vogal suplente da direção Rosalina Santos, também mãe de um utente.

Os antigos vogais da direção, Nuno Branco, Marta Balula, Salomé Gomes e Vasco Santos compõem a nova direção que sucede à de Paula Brito da Costa até 2019.

A Assembleia-Geral elegeu ainda por voto secreto a nova presidente do Conselho Fiscal, Ana Paula Soares, que é diretora de recursos humanos e mãe de um menino com doença rara.

A votação teve em conta a vontade de 22 associados, sendo que 18 votaram a favor e quatro votaram em branco. A esta Assembleia-Geral compareceram menos de 5% dos 566 associados ativos da Raríssimas.

Perante os associados reunidos no salão dos Bombeiros Voluntários da Moita, Sónia Laygue apresentou-se como "dedicada de corpo e alma", de acordo com a Lusa.

Os novos corpos sociais tomarão posse na próxima sexta-feira às 10:00 na Casa dos Marcos, na Moita.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG