Quase todo o País com níveis "muito altos"

Quase todo o território português apresenta hoje um nível "muito alto" de radiação ultravioleta, o segundo mais grave numa escala de cinco, alerta o Instituto de Meteorologia, aconselhando prudência na exposição ao sol.

Das 27 regiões analisadas, 23 apresentam valores "muito altos", constando da lista Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Com este nível, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no "site" do IM.

O IM prevê para hoje céu geralmente muito nublado no Norte apresentando-se mais limpo nas regiões do interior, mas com chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral a partir do meio da tarde.

No Centro, o céu estará pouco nublado ou limpo, ficando mais nublado nas regiões do litoral a partir do meio da tarde, com a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral para o fim do dia.

No Sul, o tempo estará mais limpo, devendo apresentar apenas neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Para quase todo o país são previstas descidas de temperatura máxima, devendo chegar aos 32º em

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG