Qualidade de vida em Lisboa piorou
De acordo com o ranking global de qualidade de vida das cidades a nível mundial, Lisboa desceu três posições face ao passado ano. A capital portuguesa ocupa agora o 44.º lugar das cidades no mundo com maior qualidade de vida, ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Seattle.
Entre as cidades da Europa Ocidental, Lisboa coloca-se à frente de Madrid e Roma, sendo, no entanto, ultrapassada por cidades como Berlim, Paris, Londres ou Zurique. Este ranking, apesar de realizado à escala mundial, continua a ser dominado por cidades europeias, permanecendo Viena, a capital austríaca, no topo da classificação. Bagdade mantém-se na pior posição.
Em termos de infraestruturas urbanas, Singapura obteve a classificação mais elevada, enquanto que Port-au-Prince a mais baixa. Os critérios de classificação baseiam-se na disponibilidade de água, eletricidade, telefone, correio, transportes públicos, trânsito e eficiência energética do país. A capital portuguesa encontra-se em 76.º lugar desta lista.
Lisboa é a única cidade de Portugal considerada no ranking. A lista do Estudo de Qualidade de Vida da Mercer abrange 221 cidades, tendo Nova Iorque como termo de comparação. As cidades europeias representam mais de metade das cidades que se encontram nos primeiros 25 lugares da classificação.