PSD quer ouvir Souto Moura sobre Camarate
O PSD pediu hoje, quarta-feira, na comissão de inquérito a Camarate a audição do ex-procurador-geral da República Souto Moura.
O objectivo é esclarecer que seguimento foi dado pelo Ministério Público às conclusões da última comissão de inquérito à queda do avião.
O deputado social-democrata Campos Ferreira considerou que a audição do antigo PGR é a "diligência das diligências", já que, depois de entregues as conclusões da oitava comissão de inquérito, que concluiu pela ocorrência de um atentado, o "Ministério Público decidiu não fazer as diligências que deviam ter sido feitas".
"O sistema judicial ainda estava em condições de deduzir acusações, porque o processo não estava prescrito, hoje o processo está prescrito", argumentou Campos Ferreira, sublinhando que a oitava comissão chegou a "acelerar" os seus trabalhos para evitar a prescrição.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O Parlamento tinha aprovado a 6 de Janeiro, com a abstenção do PS, PCP e BE, a resolução do PSD e do CDS-PP para a criação da comissão de inquérito, que tomou posse a 25 de Janeiro, tendo 90 dias para concluir os trabalhos. Esta comissão dá continuidade às recomendações da VIII Comissão de inquérito, que concluiu pela tese de atentado na investigação à queda do avião que, em 1980, vitimou o então primeiro-ministro do Governo das Aliança Democrática, Sá Carneiro, o ministro da Defesa Nacional, Amaro da Costa, e todas as pessoas que seguiam a bordo do Cessna que caiu sobre Camarate.