Proteção Civil regista mais de mil fogos em quatro dias

Mais de mil incêndios florestais deflagraram no país nos últimos quatro dias, segundo as estatísticas da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A ANPC registou, entre sábado e terça-feira, um total de 1.133 incêndios, tendo o maior número de fogos ocorrido domingo e terça-feira, 324 e 328, respetivamente.

De acordo com os dados estatísticos da ANPC, os 1.133 incêndios foram combatidos por 27.321 operacionais e 7.306 veículos, tendo os meios aéreos realizado 436 missões.

Segundo as estimativas do Sistema Europeu de Incêndios Florestais (EFFIS), calculadas através da análise de imagens de satélite, os incêndios dos últimos quatro dias consumiram mais de 20 mil hectares.

O EFFIS estima que o incêndio de Ourém, que provocou um morto e queimou duas casas, tenha consumido quase 6.715 hectares de mato.

O fogo em Tomar, que deflagrou entre domingo e terça-feira, deverá ter devastado 2.394 hectares de floresta, calcula o mesmo organismo europeu, que contabiliza também em 2.172 hectares a área ardida do incêndio que lavrou no concelho de Viseu.

Na segunda-feira e devido à situação operacional, Portugal pediu apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Em resposta, Espanha e França disponibilizaram dois aviões canadair.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG