"Praia urbana" no coração de Lisboa

No coração de Lisboa, o Jardim do Torel inaugurou, esta sexta-feira, uma "praia urbana" com acesso livre, sol, areia e muita animação.

Em redor do areal composto por areia fluvial já se estenderam várias toalhas e chapéus de sol. Crianças e adultos desfrutam do primeiro dia de agosto. Feliz com esta iniciativa, Rúben Silva, de 12 anos, não para de sorrir "a ideia é muito boa, é um ótimo sítio onde as crianças podem aprender a nadar, ainda por mais fica mesmo aqui na cidade e não temos de pagar comboio para ir à praia".

Em frente à novíssima "praia urbana", há uma grande esplanada onde os clientes podem almoçar, tomar uma bebida ou simplesmente comer uma bola de berlim. Segundo Irina Ferestrau, de manhã "o tempo não ajudou muito" mas, a partir da tarde, "já se venderam mais de 100 bolas". Como em todas as praias, nesta não podia faltar segurança. Gonçalo Bernardo, nadador-salvador conta que "o primeiro dia está a ser tranquilo", acrescentando que, "a iniciativa é muito boa para também conhecer o parque e aproveitar esta maravilhosa praia para se refrescar em dias quentes de verão".

O lago, cuja água, é "tratada devidamente", segundo Filipa Veiga, coordenadora cultural da Junta de Freguesia de Santo António, e onde foi anexada uma rampa de acesso, o areal e as boas vistas para a Baixa e o centro lisboeta não serão a única atração. Para recriar com mais precisão a vida balnear, haverá uma programação paralela "extensa", aos fins-de-semana, que incluirá "atividades físicas das 18.00 às 19.00 horas, atuações de DJ' s às 19.00 horas e cinema ao ar livre a partir das 21.30 horas, já neste sábado com o filme 'O Mordomo' de Lee Daniels ".

Ricardo Gomes e a sua família vivem em Copenhaga mas hoje, vieram de propósito para visitar a nova praia: "Queríamos ir à praia mas como não sabíamos chegar até lá, e vimos na televisão esta iniciativa, decidimos vir cá conhecer um pouco a cidade, o jardim e esta praia fantástica onde crianças e adultos podem aproveitar para descansar um pouco".

O primeiro dia desta iniciativa "superou as expetativas", apesar do céu nublado de manhã, "as pessoas não desistiram e aproveitaram o sol da tarde", diz o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado. A ideia foi criada "a pensar nas pessoas, para elas usufruírem não só do jardim como de momentos de praia. Quisemos devolver Lisboa a lisboetas e dar à freguesia dias diferentes", concluiu o autarca.

A Praia do Torel abre diariamente a partir desta sexta-feira até 31 deste mês, das 10.00 às 20.00 horas. O jardim tem três acessos: porta principal na Rua Júlio de Andrade, próxima do Campo Mártires da Pátria ou Elevador do Lavra, porta na rua do Telhal (no seguimento da rua das Pretas) e acesso quase direto à praia pela Calçada do Moinho de Vento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG