Portugal pede à UE ajuda de dois aviões Canadair
Portugal pediu o pré-posicionamento de dois aviões Canadair que vão actuar em território português nos próximos cinco dias, devido ao alerta amarelo emitido pela Protecção Civil por causa do tempo seco e quente que se espera, informou hoje aquela entidade.
"Esta força de reserva, normalmente sediada na Córsega (Itália), já actuou em 2009 em França e Itália e, por decisão do governo Português estará pré-posicionada no nosso país nos próximos cinco dias", informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil, em comunicado.
O pré-posicionamento dos dois aviões pesados anfíbios Canadair CL-125, "com capacidade para 5.350 litros de água" na base da Força Aérea Portuguesa de Monte Real vai permitir ao Centro de Monitorização e Informação da União Europeia "accionar esta força de reserva no extremo ocidental da sua área de actuação prevista".
O Projecto Europeu Reserva Táctica de Incêndios Florestais (FFTR09 - Forest Fires Tactical Reserve 2009) decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro de 2009 e pretende "dotar os países da União Europeia de uma reserva táctica a empregar no contexto dos incêndios florestais, em complemento aos seus dispositivos nacionais, sempre que as condições meteorológicas o justifiquem", lê-se no comunicado da Protecção Civil.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O pré-posicionamento é uma das modalidades a que os Estados Membros podem recorrer, sendo que "não implica actuação dos meios mas permite estacionar a Força de Reserva em locais onde se preveja a utilidade de aplicação destes em função das condições esperadas".