Portas: BdP precisa de "governador competente"

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu hoje a necessidade de um "supervisor competente" como governador do Banco de Portugal (BP) para evitar que se repita "o que se passou com o BPP, o BCP e o BPN".

"O Banco de Portugal precisa de um governador que seja um supervisor competente, se necessário incómodo, que actue a tempo" afirmou Paulo Portas em Santa Catarina (Caldas da Rainha), após uma visita à empresa Ivo Cutelarias, que há mais de 50 anos se dedica ao fabrico e comercialização de facas.

"O que se passou em Portugal com o BPP, o BCP e com o BPN não pode pura a simplesmente repetir-se", sustentou o líder do PP, considerando que os custos "do que o Banco de Portugal podia ter visto e não viu, viu e não quis tirar daí consequências, perguntou e não estranhou que não lhe respondessem" vai ser pago, não pela instituição, mas "pelo contribuinte".

  Defendendo "uma economia de mercado com responsabilidade ética" Paulo Portas sublinha a necessidade de "um supervisor a sério" e actuante já que "o regulador é pago pelo contribuinte para fazer cumprir a legalidade e a prudência no funcionamento do sistema financeiro".

Questionado pelos jornalistas sobre as declarações do ministro das Finanças - que hoje acusou os partidos da oposição de criticarem as conclusões da comissão de inquérito ao BPN por não terem conseguido "fazer rolar a cabeça do governador" do BP -, Paulo Portas considerou: "O que se trata não é de defender um governador camarada".

O relatório que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BPN vai apresentar à Assembleia da República isenta de culpas o Banco de Portugal, considerando que "não ignorou" nem "permitiu" a situação de inviabilidade do banco.

Nuno Melo, deputado do CDS-PP, que protagonizou os ataques mais duros a Vitor Constâncio durante a audição, já disse que o seu partido vai votar contra o relatório e apresentar conclusões alternativas na última reunião dos deputados, que decorre hoje.

DYA/ANP/ACC/DN/RBV

Lusa

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG