Pescador resgatado no alto mar

Um pescador com fortes dores abdominais foi resgatado quinta-feira à noite de uma embarcação a cerca de 275 quilómetros da ilha das Flores, Açores, anunciou esta sexta-feira o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Ponta Delgada.

A operação de resgate para o hospital da Horta teve o apoio de um helicóptero EH101 da Força Aérea estacionado na base das Lajes, ilha Terceira.

O pescador seguia na embarcação "Íris do Mar", que se encontrava em faina de pesca a cerca de 275 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores quando pediu ajuda ao MRCC de Ponta Delgada.

O MRCC contactou a seguir o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de evacuação urgente do tripulante e levou a obter o apoio da Força Aérea.

Ontem, o MRCC realizou uma operação semelhante para resgatar um tripulante russo de bordo de um navio mercante que apresentava queimaduras nos braços e pernas.

O navio de bandeira alemã navegava a cerca de 175 quilómetros a norte da ilha Terceira e, por indicação do CODUMAR, o MRCC obteve o apoio da Força Aérea para proceder à evacuação médica urgente do cidadão russo, encaminhado depois para o hospital de Angra do Heroísmo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG