Peregrinos queimaram uma tonelada de velas por hora

Entre as 16:00 de ontem e o meio dia de hoje, no espaço de 16 horas, os peregrinos presentes no Santuário de Fátima queimaram 16,5 toneladas de cera, apurou o DN. A cera será reutilizada para a produção de novas velas.

Em cada um dos dois dias de cerimónias dos dias 12 e 13 de maio, que assinalam a "Aparição" de Nossa Senhora aos pastorinhos, estiveram presentes mais de 100 mil peregrinos, muitos deles integrados nos 153 grupos organizados de 27 países.

Na homilia de ontem, presidida pelo patriarca de Jerusalém,Fouad Twal, marcaram presença 420 padres e 28 bispos, incluindo o bispo de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Fwad, cujo discurso foi lido pelo vice-reitor do santuário, o padre Emanuel Silva, centrou a sua intervenção no tema da "unidade da família", baseada "no matrimónio indissolúvel entre um homem e uma mulher". Uma intervenção que surgiu a propósito do sínodo dos bispos, dedicado a este tema, que o Papa Francisco convocou para outubro, no Vaticano.

Fwad falou também nos pastorinhos, em particular na irmã Lúcia: "Necessitamos que todos em todas as partes do mundo se consagrem, cada um com a sua vocação específica como fez a irmã Lúcia", disse. E recordou o nascimento de Maria na Palestina.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG