Passos congratula-se com aprovação de plano na Grécia

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, congratulou-se hoje com a aprovação do novo pacote de austeridade grego, destacando a importância dessa decisão para a "estabilidade da Zona Euro", disse à Lusa fonte do seu gabinete.

"O primeiro-ministro congratula-se com a aprovação do plano de austeridade grego por considerar que esse facto é muito importante para a estabilidade da Zona Euro", referiu fonte do gabinete de Passos Coelho.

O Parlamento grego aprovou hoje por maioria o novo plano de austeridade apresentado pelo Governo socialista de George Papandreou, necessário para que Atenas possa continuar a receber ajuda internacional e evitar a bancarrota.

Dos 298 deputados presentes, 154, incluindo uma deputada da oposição de direita, votaram a favor e 138 contra.

Na última cimeira europeia, realizada a 23 e 24 de Junho, os líderes da UE prometeram evitar que a Grécia entre em incumprimento, mas condicionaram a ajuda financeira a Atenas a um novo pacote de austeridade que inclui, entre outros aspectos, aumentos de impostos e uma nova vaga de privatizações.

O novo plano de austeridade prevê cortes avaliados em 28,4 mil milhões de euros até 2015, e privatizações para angariar 50 mil milhões de euros.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG