Partidos preparam-se para voltar à 'estrada'

Depois de uma pausa de verão bastante mais curta do que o habitual, os líderes partidários preparam-se para voltar à 'estrada', com as tradicionais 'rentrées' a sucederem-se até ao início de setembro.

O 'pontapé de saída' será dado já este fim-de-semana pelo líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na Festa do Pontal, que irá realizar-se no domingo na Quarteira, Loulé.

Contudo, só três semanas mais tarde irá ter lugar a Universidade de Verão do PSD, que nos últimos anos tem sido o palco escolhido pelos sociais-democratas para marcar o arranque dos trabalhos políticos depois das férias.

Com Pedro Passos Coelho a assegurar no dia 04 de setembro o encerramento da iniciativa, que volta a realizar-se em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, a Universidade de Verão do PSD terá este ano como 'professores' figuras como o socialista e ex-Presidente da República Mário Soares, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, os antigos ministros João de Deus Pinheiro e Ângelo Correia, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o líder do PP espanhol, Mariano Rajoy.

Nesse mesmo fim-de-semana decorrerá mais uma edição da Festa do Avante, novamente na Quinta da Atalaia, no Seixal, iniciativa que, como já é tradição, marca a 'rentrée' comunista no novo ano político.

Ainda em Agosto, no dia 27, será a vez de o BE assinalar o recomeço dos trabalhos, com um comício em Santa Maria da Feira, com o líder dos bloquistas, Francisco Louçã.

No fim-de-semana seguinte, já em setembro, o BE dará continuidade ao ciclo de comícios de verão, uma tradição que o partido tem mantido ao longo dos últimos anos. Assim, a 03 de setembro, Francisco Louçã estará presente num comício em Pevidém, no concelho de Guimarães.

No dia seguinte, o líder do BE irá participar na sessão de apresentação da lista do partido às eleições regionais na ilha da Madeira.

No fim-de-semana de 09 a 11 de setembro, o BE voltará a ter uma agenda carregada, com a realização de mais uma edição do "Fórum Socialismo - Ideias Novas à Esquerda", que irá realizar-se em Coimbra.

A 'rentrée' do PS acontecerá só nesse fim-de-semana, com os socialistas a reunirem-se entre os dias 09 e 11, no primeiro congresso do partido após a eleição de António José Seguro como secretário-geral.

O CDS-PP é o único partido que ainda não tem prevista qualquer 'rentrée', altura normalmente aproveitada pelos partidos para dar o 'tom' para o recomeço dos trabalhos parlamentares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG