Outras conclusões do estudo
Mais de 98% das cerca de três mil crianças entre os 10 e 15 anos inquiridas no estudo já utilizaram a Internet. Mais de 90% afirmam que têm computador em casa e quase 80% têm ligação à Net. Um dado surpreendente, tendo em conta que o inquérito foi realizado antes da distribuição dos computadores Magalhães. É nos lares onde os pais têm mais escolaridade que há mais ferramentas tecnológicas. Contudo, mesmo na maioria das casas onde os progenitores têm estudos elementares, há internet para os filhos.
Mais de 22% dos alunos inquiridos nunca usaram a Internet na sala de aula. Uma taxa mais elevada e que chega aos 26% quando a utilização é fora das aulas, o que prova que muitas crianças só usam esta ferramenta na escola. Há ainda uma minoria, 18,5% que acedem diariamente em casa.
Quando a pergunta é sobre quem mais usa o computador com ligação à Internet lá em casa, as crianças estão em primeiro lugar em 62% dos casos. Depois vêm os irmãos, seguidos do pai e da mãe.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As páginas mais visitadas pelas crianças são as do YouTube. Logo a seguir estão os videojogos. Seguem-se ainda os blogues e redes sociais e sites desportivos. Informação geográfica e material de educação, como enciclopédias online, surgem apenas em quinto e sexto lugares.
É com os amigos que as crianças mais comunicam através do computador. Mas a Net serve também para falar com colegas da escola, familiares e amigos no estrangeiro. Pai e mãe só surgem em sexto e sétimo lugares.