Os irmãos da noite

Grupo K. Dois filhos do empresário e ex-presidente do Sporting João Rocha são donos de um pequeno império noturno

Foi em 1988 que abriu, nas Escadinhas da Praia, número 5, o Kremlin, primeiro projeto daqueles que ficaram conhecidos como "irmãos Rocha", João e Gonçalo Rocha, então com 27 e 20 anos. Filhos do já desaparecido (em 2013) empresário João Rocha, presidente do Sporting de 1973 a 1986, os irmãos, que de acordo com as respetivas páginas de Facebook frequentaram apenas o ensino secundário - no Colégio São João de Brito -, teriam começado por fazer festas numa discoteca privada, na casa da Lapa onde viviam com o pai e aí ganho balanço para o pequeno império noturno que viriam a construir e que dá pelo nome de Grupo K.

Numa cidade em que a noite fechava cedo e onde havia ainda muito poucas discotecas, o Kremlin, que ficava paredes-meias com outra discoteca que já ali existia e fora pioneira na zona - o Plateau -, começou por funcionar para muita gente como uma espécie de after hours, um lugar onde se misturavam os que vinham dos vários sítios que entretanto tinham fechado. Talvez por esse motivo teve desde o início fama de local "pesado" onde ocorriam de vez em quando "chatices" - chatices essas que se foram sucedendo e agravando (houve várias mortes à porta) e viriam a implicar, em 2011, o respetivo fecho.

A segunda aposta dos dois irmãos foi a Kapital, uma discoteca com a pretensão de ser bastante mais "seleta" e que abriu num belíssimo edifício industrial na 24 de Julho, ao virar da esquina do Kremlin. A seguir aventuraram-se na restauração, abrindo, também num edifício industrial, o restaurante Kais, que ainda funciona, na mesma zona mas do outro lado da linha férrea (onde se situa também o Urban Beach, este inaugurado em 2009).

Hoje, de acordo com a página do Grupo K, têm oito locais em funcionamento, dois dos quais no Porto (um restaurante e um clube). Para trás ficaram as discotecas Kasablanca e Klube, em Vilamoura, várias vezes encerradas pelas autoridades por falta de licença.

Exclusivos