O que é a "Chave de Honra" da cidade de Lisboa?

Galardão Municipal é geralmente atribuído a chefes e a antigos chefes de estado. Durão Barroso e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, foram alguns dos já galardoados.

A "Chave de Honra" é um "galardão municipal destinado a distinguir personalidades, instituições ou organizações nacionais e estrangeiras que, pelo seu prestígio, cargo, acção ou relacionamento com Lisboa, sejam considerados dignos dessa distinção", lê-se no primeiro artigo do regulamento da Chave de Honra da Cidade de Lisboa.

O Diário de Notícias, por exemplo, já recebeu esta distinção.

A atribuição da Chave de Honra da Cidade é deliberada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, mediante uma proposta do Presidente da Câmara ou de qualquer um dos Vereadores.

O galardão, instituído em 1982 pelo então presidente, Nuno Krus Abecassis, já foi atribuído a personalidades como Durão Barroso e ao presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, que António Costa afirmava ser "um incansável combatente por uma Europa de liberdade, progresso, justiça, solidariedade e paz".

A entrega do galardão costuma ser feita em cerimónia solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Câmara de Lisboa discute na quarta-feira uma proposta, assinada pelo presidente do município, António Costa, para a atribuição da Chave de Honra da Cidade, desta vez, ao antigo Presidente da República Mário Soares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG