Novo representante dos bispos pode ser escolhido hoje

Os bispos portugueses reúnem-se hoje em Assembleia Plenária extraordinária para decidir o futuro lugar de presidente da Conferência Episcopal, que fica agora vago, com a passagem de D. José Policarpo a patriarca emérito

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) poderá eleger já hoje um novo presidente, uma vez que o lugar ficará vago já no início de julho com a passagem do atual presidente, D. José Policarpo a patriarca emérito. E com a sua substituição no Patriarcado por D. Manuel Clemente.

Os bispos aproveitaram o facto de estarem todos reunidos em Fátima para as jornadas episcopais para realizarem uma assembleia plenária extraordinária.

Daqui poderão sair três cenários, como já tinha adiantado ao DN há um mês o porta-voz da CEP, padre Manuel Morujão. Um deles é a eleição de um novo representante e dos novos órgãos que compõem a Conferência Episcopal. Outro é o atual vice-presidente, D. Manuel Clemente, assumir a presidência até à data das eleições programadas, em junho do próximo ano. No entanto, como em julho, o atual bispo do Porto vai substituir também D. José Policarpo no Patriarcado de Lisboa, os restantes bispos poderão considerar que acumulará funções em demasia.

Outra hipótese também em cima da mesa, como explica a Agência Ecclesia, é a eleição de novo presidente apenas até às referidas eleições programadas para essa Assembleia Plenária eletiva, em 2014.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG