Nova reitora da Católica toma hoje posse

Primeira mulher a dirigir a Universidade Católica Portuguesa (UCP) toma hoje posse. Maria da Glória Garcia vai ter o padre e poeta Tolentino Mendonça como vice-reitor.

Cerimónia de tomada de posse está marcada para as 16.30, em Lisboa. Juntamente com Maria da Glória Garcia, tomam posse os novos vice-reitores, Isabel Capelosa Gil e o padre José Tolentino Mendonça, o pró-reitor, Mário António de Sousa Aroso de Almeida, e a administradora, Maria Helena Brissos de Almeida. A cerimónia vai ser presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa e vai contar com a presença da primeira-dama, Maria Cavaco Silva,e do secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró.

Maria da Glória Garcia, jurista de 58 anos, foi nomeada pela Congregação para a Educação Católica. A escolha foi feita pelo magno chanceler da Universidade Católica, D. José Policarpo, depois de consultar o Conselho Superior da universidade e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Os vice-reitores são também nomeados pelo magno chanceler sob proposta do reitor. Um dos vice-reitores é o padre Tolentino Mendonça que atualmente é também diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A jurista, natural de Coimbra, é doutorada pela UCP e anterior vice-reitora da institutição. Foi candidata apoiada pelo PSD, em 2009, para o cargo de provedor de Justiça, que viria a ser ocupado por Alfredo José de Sousa.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG